


PROJETO
BRASÍLIA – DF, 2024-2025
Estudo preliminar da praça-mirante e o edifício administrativo junto à reserva natural (RPPN) do bairro Reserva Jardim Botânico.
O terreno da praça possui uma ligeira inclinação que desce em direção ao seu lado leste. Em parte do espaço, desenhamos bancos desnivelados entre si, cujas formas “afloram” gradualmente do chão, configurando uma pequena arquibancada com alturas de assento variáveis. Além dela, desenhamos um mirante, uma passarela que conecta a praça ao terreno do edifício e duas grandes “vigas” de concreto, paralelas entre si e ligeiramente inclinadas, que poderão ser vistas à distância. Trata-se, na verdade, de um relógio de sol. Sua inclinação tem relação direta com a latitude e o “caminho do sol” em Brasília, para que seu mostrador esteja no ângulo correto. Tanto na praça quanto no terreno ao redir do edifício, a maior parte do solo é deixada permeável, coberta apenas por vegetação e livre de qualquer pavimentação.
O edifício servirá como a casa da associação de moradores, além de abrigar pequenos auditórios, serviços de apoio, a administração da RPPN e um espaço para uma pequena escola ambiental. A esse programa, nós propusemos adicionar mirantes para a paisagem e apoio para ciclistas e pedestres que desejarem iniciar a caminhada pelas várias trilhas que se iniciarão por ali. Um dos mirantes, no térreo, aproximará o visitante à copa das árvores ao redor. Na cobertura, onde a vista para o horizonte será desimpedida, grandes planos de concreto servirão de elementos de sombreamento e suporte para as placas de energia fotovoltaica que fornecerão eletricidade para grande parte do conjunto. No térreo, seus pilares de apoio se adaptam à topografia existente através de um “piloti natural”, onde o piso será a própria topografia do terreno, coberto pela vegetação típica do cerrado.
Autores: Daniel Mangabeira, Eurípedes Neto, Henrique Coutinho, Matheus Seco
Coordenação: Victor Machado
Equipe: Luis Alcântara, Mikael Menezes e Vitor Kamayura
Superfície Construída: 10.000m2 (praça) e 4.000m2 (edifício)
Projeto: 2024 – 2025
Imagens: Bloco Arquitetos